Jornalismo é novo foco do Facebook

Jornalismo é novo foco do Facebook

O Facebook anunciou um novo programa para tentar aproximar a rede social dos veículos de comunicação – o Facebook para Jornalismo. A iniciativa envolve a colaboração da companhia em novos produtos jornalísticos e no treinamento dos profissionais em novas ferramentas de publicação de conteúdo.

O objetivo da ação é fortalecer a relação com a imprensa. “Nossa comunidade valoriza o compartilhamento e discussão de ideias e notícias e, como parte de nosso serviço, queremos que o ecossistema de mídia e o jornalismo possam ter sucesso”, afirma Fidji Simo, diretora de produto do Facebook, no blog oficial da empresa.

Uma das ideias principais do projeto é criar novos formatos para reportagens com o uso de ferramentas da própria plataforma como a transmissão ao vivo e fotos e vídeos em 360 graus, por exemplo.

Os veículos parceiros do Facebook poderão ainda usar gratuitamente uma ferramenta que permite identificar os assuntos mais relevantes do momento, medir o desempenho das notícias e reconhecer influenciadores.

A educação dos usuários também será levada em conta neste processo e deve acontecer por meio de parcerias com empresas. O intuito é ajudar o público a encontrar informação de credibilidade no Facebook e evitar a disseminação de notícias falsas.