Qual é o impacto que as fake news podem ter nas empresas?

Qual é o impacto que as fake news podem ter nas empresas?

Uma informação tirada de contexto, fatos divulgados sem checagem ou mesmo a invenção de notícias com o objetivo de atrair audiência e cliques acabam disseminando ideias errôneas e, muitas vezes, falsas.

As fake news entraram em pauta e são hoje motivo de preocupação, já que suas consequências podem ser catastróficas. Por mais impossível que seja prever a divulgação e o compartilhamento de uma fake news, existem formas de impedir que essas notícias prejudiquem a imagem da sua empresa.

A Tawil Comunicação separou algumas delas:

Monitorar a imprensa: checar constantemente a presença de sua marca nas redes sociais e veículos da mídia é uma forte estratégia para se assegurar de que nenhuma notícia falsa está sendo divulgada sem o seu conhecimento.

Acionar sua agência de relações públicas: na era da internet, as informações se espalham com uma velocidade impressionante. Por isso, tenha profissionais capacitados para fazer um possível gerenciamento de crise. Uma resposta rápida pode impedir danos maiores à sua empresa.

Posicionar-se: o silêncio é, na maioria das vezes, a pior saída. Feita a análise da situação, cabe um posicionamento público para esclarecer ou desmentir uma fake news.