Os 3 erros mais comuns do planejamento estratégico

Os 3 erros mais comuns do planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o processo que orienta as ações e cronogramas necessários para atingir os objetivos de qualquer projeto. É por meio dele que se estabelece os próximos passos que serão dados de acordo com as necessidades do negócio.
Confira abaixo quatro erros para se evitar na construção de um planejamento estratégico:

Não definir metas com clareza
A definição dos objetivos impacta diretamente no planejamento e nos resultados, uma vez que é a partir deles que as ações serão tomadas. Por isso, é imprescindível estabelecer metas mensuráveis, atingíveis, relevantes e com uma dimensão de tempo bem definida.

Não envolver as equipes em todas as etapas
Restringir a construção do planejamento estratégico só para os cargos mais altos é um grande erro de comunicação. Todos os colaboradores que farão parte do desenvolvimento no decorrer dos processos devem fazer parte da construção de metas, estratégias e ações. Dessa forma, será possível definir com clareza quem será responsável por qual medida, e ter todos os objetivos alinhados.

Não mensurar os resultados
Acompanhar as etapas e resultados é essencial para garantir que os objetivos estão sendo atingidos. Dessa fora, torna-se possível entender quais ações estão sendo eficazes, e quais devem ser substituídas.