É possível prever uma crise?

É possível prever uma crise?

Uma crise pode vir de dentro para fora ou de fora para dentro. Os fatores externos são mais difíceis de controlar, mas os internos podem ser, de alguma maneira, evitados.

Ninguém deseja que algo ruim aconteça, mas é sempre interessante estar preparado para gerenciá-lo da melhor forma. Pensando nisso, a Tawil Comunicação separou algumas dicas para ajudar a sua empresa neste momento delicado:

Entenda os principais riscos

Não conseguir prever quando as crises acontecerão não significa que não se pode entender quais riscos as desencadearão. Acidentes trabalhistas e ambientais, reclamações, demissões em massa, crise financeira, assédio moral e sexual, envolvimento em corrupção, processos judiciais e produtos com defeito são alguns exemplos de riscos que todas as empresas estão sujeitas.

Tenha um time bem estruturado

É fundamental criar uma Política de Comunicação de Crise, com a formação de um comitê bem treinado e as funções pré-estabelecidas, como porta-voz para cada situação mapeada anteriormente, local para pronunciamento para imprensa e salas de reunião para encontros de urgência.

Não fique em silêncio

Mesmo se a crise não tiver sido causada por um problema dentro da empresa, é preciso se manifestar. O silêncio é um dos maiores inimigos nesta hora, porque cria uma imagem de omissão e descaso. No entanto, não se precipite e elabore uma resposta com calma para não piorar o problema.