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Newsletter: a ferramenta de comunicação que a sua empresa precisa

Newsletter: a ferramenta de comunicação que a sua empresa precisa

A newsletter é um importante instrumento de comunicação entre o seu negócio, clientes e prospects. Se for bem formatada, ela pode ser usada como um canal direto de relacionamento com o público, contribuindo para a percepção positiva da marca.

Além de promoções, novidades e eventos que o seu empreendimento participa ou promove, o ideal é que este material – enviado por e-mail –  também tenha conteúdo relevante sobre o universo de atuação da sua empresa, podendo ser em forma de artigo, matérias na mídia ou mesmo dicas.

Para fidelizar o público, a recomendação é ter uma data definida, apostar em um bom design (não só esteticamente bonito, mas funcional) e identificar os assuntos que geram interesse para as pessoas que fazem parte do seu mailing.

Quer saber mais? Entre em contato pelo e-mail contato@tawil.com.br e conheça nossos serviços!

Você sabe qual é a importância da #hashtag para o seu negócio?

Você sabe qual é a importância da #hashtag para o seu negócio?

A presença das hashtags nas redes sociais é inevitável. No entanto, elas funcionam melhor em algumas plataformas do que em outras. No Instagram e no Twitter, por exemplo, elas são muito mais efetivas do que no Facebook.

Mesmo com essas diferenças, elas podem sim ajudar a alavancar sua página, já que reúnem publicações semelhantes a partir de uma palavra ou expressão chave. Ou seja, usando os termos corretos, elas tornam seus materiais mais fáceis de serem achados.

A Tawil Comunicação separou algumas dicas para quem quer potencializar o uso deste recurso nas redes:

Tenha um objetivo

Procure buscar palavras que sejam associadas ao conteúdo da sua publicação e ao que você faz. Não é a quantidade, mas a qualidade que determinará o sucesso deste recurso.

Utilize palavras curtas

Muitas pessoas cometem o erro de escolher palavras longas ou expressões gigantescas. A ideia é tornar a descoberta do seu conteúdo algo simples.

Pesquise antes de usar

Faça uma pequena pesquisa para ver em qual tipo de publicação as hashtags estão sendo utilizadas. Muitas vezes, algumas hashtags aparecem em assuntos que podem trazer uma imagem ruim para a empresa.

Por que a sua marca precisa de um logo?

Por que a sua marca precisa de um logo?

A identidade visual de um negócio é a porta de entrada para qualquer um conhecer seu produto ou serviço. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher a cor, a fonte e os símbolos que serão usados.

Mais do que gosto pessoal, a construção de um material como este deve levar em conta os concorrentes, o público-alvo e, claro, os valores e mensagem transmitidos.

Usar uma marca conhecida como inspiração, por exemplo, pode ser um verdadeiro tiro no pé. As pessoas vão associar a algo que não é seu de verdade, o que mostrará falta de originalidade e credibilidade.

Tenha em mente que um planejamento é indispensável e que o logo é a referência que as pessoas terão do seu negócio.

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Os 3 erros mais comuns do planejamento estratégico

Os 3 erros mais comuns do planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o processo que orienta as ações e cronogramas necessários para atingir os objetivos de qualquer projeto. É por meio dele que se estabelece os próximos passos que serão dados de acordo com as necessidades do negócio.
Confira abaixo quatro erros para se evitar na construção de um planejamento estratégico:

Não definir metas com clareza
A definição dos objetivos impacta diretamente no planejamento e nos resultados, uma vez que é a partir deles que as ações serão tomadas. Por isso, é imprescindível estabelecer metas mensuráveis, atingíveis, relevantes e com uma dimensão de tempo bem definida.

Não envolver as equipes em todas as etapas
Restringir a construção do planejamento estratégico só para os cargos mais altos é um grande erro de comunicação. Todos os colaboradores que farão parte do desenvolvimento no decorrer dos processos devem fazer parte da construção de metas, estratégias e ações. Dessa forma, será possível definir com clareza quem será responsável por qual medida, e ter todos os objetivos alinhados.

Não mensurar os resultados
Acompanhar as etapas e resultados é essencial para garantir que os objetivos estão sendo atingidos. Dessa fora, torna-se possível entender quais ações estão sendo eficazes, e quais devem ser substituídas.

É possível prever uma crise?

É possível prever uma crise?

Uma crise pode vir de dentro para fora ou de fora para dentro. Os fatores externos são mais difíceis de controlar, mas os internos podem ser, de alguma maneira, evitados.

Ninguém deseja que algo ruim aconteça, mas é sempre interessante estar preparado para gerenciá-lo da melhor forma. Pensando nisso, a Tawil Comunicação separou algumas dicas para ajudar a sua empresa neste momento delicado:

Entenda os principais riscos

Não conseguir prever quando as crises acontecerão não significa que não se pode entender quais riscos as desencadearão. Acidentes trabalhistas e ambientais, reclamações, demissões em massa, crise financeira, assédio moral e sexual, envolvimento em corrupção, processos judiciais e produtos com defeito são alguns exemplos de riscos que todas as empresas estão sujeitas.

Tenha um time bem estruturado

É fundamental criar uma Política de Comunicação de Crise, com a formação de um comitê bem treinado e as funções pré-estabelecidas, como porta-voz para cada situação mapeada anteriormente, local para pronunciamento para imprensa e salas de reunião para encontros de urgência.

Não fique em silêncio

Mesmo se a crise não tiver sido causada por um problema dentro da empresa, é preciso se manifestar. O silêncio é um dos maiores inimigos nesta hora, porque cria uma imagem de omissão e descaso. No entanto, não se precipite e elabore uma resposta com calma para não piorar o problema.

4 passos para criar conteúdo relevante

4 passos para criar conteúdo relevante

Produzir conteúdo que agregue valor não é tarefa fácil, principalmente, em um mundo onde o acesso à informação é cada vez maior. No entanto, é possível conquistar o público e se tornar referência no meio com alguns passos simples.

Separamos algumas dicas para você começar nesta jornada!

Entenda seu público

Identificar as necessidades e interesses do seu público-alvo é o primeiro passo para a produção de um conteúdo relevante. Além disso, ter em mente quem está recebendo as informações ajuda na hora de moldar a linguagem e o formato das mesmas.

Forneça opções de aprofundamento no assunto

Sempre que possível, ofereça links e sugestões de materiais para que o leitor possa aprofundar sua experiência de aprendizado e conhecer mais a fundo um determinado assunto. Sempre dando o crédito devido, claro.

Traga algo novo a discussão

Para que o conteúdo criado se destaque, vale trazer novas abordagens e até mesmo abrir espaço para discussões e compartilhamento de opiniões. Dessa forma, o texto não cairá na mesmice e se diferenciará do que já existe.

Capriche no texto

Erros de português tiram a credibilidade de qualquer material, por isso, revise antes de publicar qualquer coisa na internet. Mostrar os textos antes para sua equipe, por exemplo, pode enriquecer o conteúdo e evitar que algo passe batido.

Qual é o impacto que as fake news podem ter nas empresas?

Qual é o impacto que as fake news podem ter nas empresas?

Uma informação tirada de contexto, fatos divulgados sem checagem ou mesmo a invenção de notícias com o objetivo de atrair audiência e cliques acabam disseminando ideias errôneas e, muitas vezes, falsas.

As fake news entraram em pauta e são hoje motivo de preocupação, já que suas consequências podem ser catastróficas. Por mais impossível que seja prever a divulgação e o compartilhamento de uma fake news, existem formas de impedir que essas notícias prejudiquem a imagem da sua empresa.

A Tawil Comunicação separou algumas delas:

Monitorar a imprensa: checar constantemente a presença de sua marca nas redes sociais e veículos da mídia é uma forte estratégia para se assegurar de que nenhuma notícia falsa está sendo divulgada sem o seu conhecimento.

Acionar sua agência de relações públicas: na era da internet, as informações se espalham com uma velocidade impressionante. Por isso, tenha profissionais capacitados para fazer um possível gerenciamento de crise. Uma resposta rápida pode impedir danos maiores à sua empresa.

Posicionar-se: o silêncio é, na maioria das vezes, a pior saída. Feita a análise da situação, cabe um posicionamento público para esclarecer ou desmentir uma fake news.

Como as redes sociais podem impulsionar o seu negócio

Como as redes sociais podem impulsionar o seu negócio

Estar presente nas redes sociais já é requisito básico para qualquer empresa. Mais do que plataformas de divulgação, elas são uma importante ferramenta para gerar interação e engajamento com o público.

No entanto, de nada adianta criar uma conta e não deixá-la ativa. A ideia é justamente fornecer conteúdo relevante e criar um canal de comunicação com a sua empresa. Responder sugestões, comentários, críticas e elogios deve ser uma prática frequente.

Além disso, a elaboração de uma narrativa que fomente uma identidade tanto visual, quanto de discurso, ajuda no fortalecimento do seu empreendimento. Tenha em mente que o sucesso não é medido somente com o número de likes, o envolvimento e a possibilidade de insights sobre aqueles que te seguem é ainda mais enriquecedor.

E você? O que está fazendo para engajar os seus seguidores nas redes sociais?

Se quiser saber mais, mande um e-mail para contato@tawil.com.br.

#PraCegoVer imagem com fundo amarelo, um smartphone centralizado e balões de diálogo ao redor. Abaixo, o logo da Tawil e a frase “como as redes sociais podem impulsionar o seu negócio”.

Comunicação Corporativa: o que é e qual a sua importância?

Comunicação Corporativa: o que é e qual a sua importância?

Qualquer negócio que almeja o sucesso deve ter a comunicação corporativa como prioridade. Responsável pela imagem da marca, ela serve tanto para o trabalho feito internamente, quanto para o que envolve fatores externos.

Dentro da companhia, o colaborador é uma das peças fundamentais, portanto, é importante mantê-los informados das ações que estão sendo tomadas. Funcionários satisfeitos e que vestem a camisa do empreendimento produzem mais e melhor.

Além disso, eles acabam se tornando propagadores do seu negócio, o que ajuda ainda na percepção do público. Cada companhia tem uma necessidade diferente, dessa maneira, é imprescindível entender o momento atual para saber quais são os próximos passos.

Presença nas redes sociais, materiais institucionais, newsletters e divulgação na mídia são alguns produtos da comunicação corporativa que podem – e devem – ser levados em conta. E você? O que está fazendo para lustrar a sua marca?

#PraCegoVer imagem cinza com dois balões de diálogo com bordas amarelas preenchidos por dezenas de pequenos objetos.