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É possível prever uma crise?

É possível prever uma crise?

Uma crise pode vir de dentro para fora ou de fora para dentro. Os fatores externos são mais difíceis de controlar, mas os internos podem ser, de alguma maneira, evitados.

Ninguém deseja que algo ruim aconteça, mas é sempre interessante estar preparado para gerenciá-lo da melhor forma. Pensando nisso, a Tawil Comunicação separou algumas dicas para ajudar a sua empresa neste momento delicado:

Entenda os principais riscos

Não conseguir prever quando as crises acontecerão não significa que não se pode entender quais riscos as desencadearão. Acidentes trabalhistas e ambientais, reclamações, demissões em massa, crise financeira, assédio moral e sexual, envolvimento em corrupção, processos judiciais e produtos com defeito são alguns exemplos de riscos que todas as empresas estão sujeitas.

Tenha um time bem estruturado

É fundamental criar uma Política de Comunicação de Crise, com a formação de um comitê bem treinado e as funções pré-estabelecidas, como porta-voz para cada situação mapeada anteriormente, local para pronunciamento para imprensa e salas de reunião para encontros de urgência.

Não fique em silêncio

Mesmo se a crise não tiver sido causada por um problema dentro da empresa, é preciso se manifestar. O silêncio é um dos maiores inimigos nesta hora, porque cria uma imagem de omissão e descaso. No entanto, não se precipite e elabore uma resposta com calma para não piorar o problema.

4 passos para criar conteúdo relevante

4 passos para criar conteúdo relevante

Produzir conteúdo que agregue valor não é tarefa fácil, principalmente, em um mundo onde o acesso à informação é cada vez maior. No entanto, é possível conquistar o público e se tornar referência no meio com alguns passos simples.

Separamos algumas dicas para você começar nesta jornada!

Entenda seu público

Identificar as necessidades e interesses do seu público-alvo é o primeiro passo para a produção de um conteúdo relevante. Além disso, ter em mente quem está recebendo as informações ajuda na hora de moldar a linguagem e o formato das mesmas.

Forneça opções de aprofundamento no assunto

Sempre que possível, ofereça links e sugestões de materiais para que o leitor possa aprofundar sua experiência de aprendizado e conhecer mais a fundo um determinado assunto. Sempre dando o crédito devido, claro.

Traga algo novo a discussão

Para que o conteúdo criado se destaque, vale trazer novas abordagens e até mesmo abrir espaço para discussões e compartilhamento de opiniões. Dessa forma, o texto não cairá na mesmice e se diferenciará do que já existe.

Capriche no texto

Erros de português tiram a credibilidade de qualquer material, por isso, revise antes de publicar qualquer coisa na internet. Mostrar os textos antes para sua equipe, por exemplo, pode enriquecer o conteúdo e evitar que algo passe batido.

Qual é o impacto que as fake news podem ter nas empresas?

Qual é o impacto que as fake news podem ter nas empresas?

Uma informação tirada de contexto, fatos divulgados sem checagem ou mesmo a invenção de notícias com o objetivo de atrair audiência e cliques acabam disseminando ideias errôneas e, muitas vezes, falsas.

As fake news entraram em pauta e são hoje motivo de preocupação, já que suas consequências podem ser catastróficas. Por mais impossível que seja prever a divulgação e o compartilhamento de uma fake news, existem formas de impedir que essas notícias prejudiquem a imagem da sua empresa.

A Tawil Comunicação separou algumas delas:

Monitorar a imprensa: checar constantemente a presença de sua marca nas redes sociais e veículos da mídia é uma forte estratégia para se assegurar de que nenhuma notícia falsa está sendo divulgada sem o seu conhecimento.

Acionar sua agência de relações públicas: na era da internet, as informações se espalham com uma velocidade impressionante. Por isso, tenha profissionais capacitados para fazer um possível gerenciamento de crise. Uma resposta rápida pode impedir danos maiores à sua empresa.

Posicionar-se: o silêncio é, na maioria das vezes, a pior saída. Feita a análise da situação, cabe um posicionamento público para esclarecer ou desmentir uma fake news.

Como as redes sociais podem impulsionar o seu negócio

Como as redes sociais podem impulsionar o seu negócio

Estar presente nas redes sociais já é requisito básico para qualquer empresa. Mais do que plataformas de divulgação, elas são uma importante ferramenta para gerar interação e engajamento com o público.

No entanto, de nada adianta criar uma conta e não deixá-la ativa. A ideia é justamente fornecer conteúdo relevante e criar um canal de comunicação com a sua empresa. Responder sugestões, comentários, críticas e elogios deve ser uma prática frequente.

Além disso, a elaboração de uma narrativa que fomente uma identidade tanto visual, quanto de discurso, ajuda no fortalecimento do seu empreendimento. Tenha em mente que o sucesso não é medido somente com o número de likes, o envolvimento e a possibilidade de insights sobre aqueles que te seguem é ainda mais enriquecedor.

E você? O que está fazendo para engajar os seus seguidores nas redes sociais?

Se quiser saber mais, mande um e-mail para contato@tawil.com.br.

#PraCegoVer imagem com fundo amarelo, um smartphone centralizado e balões de diálogo ao redor. Abaixo, o logo da Tawil e a frase “como as redes sociais podem impulsionar o seu negócio”.

Comunicação Corporativa: o que é e qual a sua importância?

Comunicação Corporativa: o que é e qual a sua importância?

Qualquer negócio que almeja o sucesso deve ter a comunicação corporativa como prioridade. Responsável pela imagem da marca, ela serve tanto para o trabalho feito internamente, quanto para o que envolve fatores externos.

Dentro da companhia, o colaborador é uma das peças fundamentais, portanto, é importante mantê-los informados das ações que estão sendo tomadas. Funcionários satisfeitos e que vestem a camisa do empreendimento produzem mais e melhor.

Além disso, eles acabam se tornando propagadores do seu negócio, o que ajuda ainda na percepção do público. Cada companhia tem uma necessidade diferente, dessa maneira, é imprescindível entender o momento atual para saber quais são os próximos passos.

Presença nas redes sociais, materiais institucionais, newsletters e divulgação na mídia são alguns produtos da comunicação corporativa que podem – e devem – ser levados em conta. E você? O que está fazendo para lustrar a sua marca?

#PraCegoVer imagem cinza com dois balões de diálogo com bordas amarelas preenchidos por dezenas de pequenos objetos.

#PraCegoVer: a Tawil apoia esta causa

#PraCegoVer: a Tawil apoia esta causa

Uma das prioridades da Tawil Comunicação é promover a inclusão e a igualdade. Por isso, nada mais justo do que adotarmos a hashtag #PraCegoVer em nossas publicações nas redes sociais!

Criada pela professora baiana Patrícia Braille, a campanha tem o objetivo de disseminar a cultura da acessibilidade no universo online. Hoje, o Brasil tem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo que quase 600 mil são totalmente cegas.

Como funciona o projeto?

A ideia é descrever as imagens publicadas para que todos consigam ter acesso aos conteúdos postados. De acordo com o projeto, a hashtag “carrega e si o princípio de que a cegueira às vezes está nos olhos de quem enxerga”.

E todos podem fazer parte desta onda do bem! Para participar do movimento, separamos algumas dicas postadas nas redes sociais da campanha:

1) Colocar a hashtag #PraCegoVer

2) Anunciar o tipo de imagem: fotografia, cartum, tirinha, ilustração, etc

3) Descrever da esquerda para a direita, de cima para baixo

4) Informar as cores

5) Evitar adjetivos

Aqui na Tawil, abraçamos as causas que permitem mais interação, voz e espaço para todos na sociedade! Use a hashtag você também!

#PraCegoVer

Na foto, bonequinhos de papel unidos pelos braços e pernas formam uma fila contínua. Eles estão colocados em cima de um piso que parece madeira. Uma luz que vem do fundo faz uma sombra sobre eles.

O que faz a Tawil ser Great Place To Work?

O que faz a Tawil ser Great Place To Work?

A Tawil Comunicação tem muito orgulho de estar entre as quatro primeiras colocadas no Ranking Great Place To Work Microempresas 2018! O selo, recebido em 2018, é dado para os empreendimentos considerados ótimos lugares para se trabalhar. Mas o que isso significa?

Para uma empresa ser certificada Great Place To Work, é importante que ela esteja disposta a inovar para proporcionar aos seus colaboradores um ambiente estimulante e que os mantenha sempre engajados.

A posição no ranking é calculada de acordo com uma pesquisa feita com os funcionários, que dão notas e fazem comentários sobre os diversos aspectos que envolvem a empresa. Além disso, é feita ainda uma avaliação de práticas culturais e outros questionários complementares para que problemas sejam identificados.

A gestão de pessoas se torna imprescindível. Não basta somente contratar talentos, mas ter uma equipe estruturada, capacitada, sustentável e eficaz.

E, graças aos esforços diários dos nossos colaboradores, a Tawil ficou muito bem colocada no Ranking GPTW Microempresas de 2018.

Aqui, a equipe vem em primeiro lugar!

5 estratégias para aumentar a visibilidade da sua empresa

5 estratégias para aumentar a visibilidade da sua empresa

1. Produza conteúdo de qualidade
Também conhecida como Marketing de Conteúdo, essa estratégia envolve a comunicação direta com o público, estabelecendo um vínculo entre a marca e o consumidor. Com isso, é interessante, também, responder dúvidas gerais que, muitas vezes, são fatores decisivos para que o cliente adquira o serviço oferecido pela empresa.

2. Seja destaque nas redes sociais
As redes sociais são meios imprescindíveis para divulgar conteúdos e serviços. Para garantir resultados, é importante saber qual delas tem mais a ver com a sua marca. A partir daí, deve-se manter a consistência nas postagens, focar em uma linguagem adequada à plataforma e apostar não só na divulgação do seu produto, mas em conteúdo que faça sentido para o seu público.

3. Tenha uma boa identidade visual
A identidade visual de uma empresa diz muito para possíveis clientes e parceiros. Uma forma de garantir uma identidade positiva é apostar em designs inovadores para a criação de um logotipo. É importante se certificar de que essa imagem acompanhará a empresa em todas as plataformas em que ela estiver presente. Isso faz com que o público tenha maior facilidade em reconhecer a marca independentemente de onde estiver.

4. Dedique-se ao atendimento
Um bom atendimento possibilita a fidelização do cliente e melhora a reputação da empresa.
Além disso, tem como consequência o famoso “boca a boca”, que é uma forma extremamente eficaz de divulgação da marca.

5. Participe de iniciativas sociais
O Marketing Social tem como objetivo estabelecer um posicionamento de marca eficiente ao mesmo tempo em que busca gerar mudanças na sociedade. Para isso, escolha uma causa com a qual se identifique e a insira nos valores da empresa. É importante, no entanto, pensar em ações cujo propósito principal seja impactar e não se promover.

Qual é a sua causa?

Qual é a sua causa?

Por Thais Hiray

Em um mundo cada vez mais consciente, as marcas estão evidenciando seus propósitos e tomando ações para, de fato, torná-los reais. Em alguns casos, elas recorrem a programas de responsabilidade social, formando parcerias com entidades que possuem ideais em comum.

O trabalho geralmente é realizado de maneira gratuita, mas o benefício não é sentido somente pela instituição apoiada. Ter uma ou mais causas no seu negócio é uma forma de mostrar um compromisso com a sociedade e, principalmente, reforçar os valores da empresa em si.

Por isso, escolher uma causa é algo que, normalmente, acontece naturalmente. A ideia é entender o que é importante para a sua marca e como ela pode ajudar a concretizar ações neste sentido.

Quer conhecer algumas de nossas causas? Entre em contato conosco: contato@tawil.com.br.